quinta-feira, 9 de julho de 2009

Puff com pneus

Vem de Belo Horizonte, MG, a idéia de reaproveitar pneus usados para dar forma à peça, que leva acabamento artesanal de fibra de taboa. A sustentação do assento fica por conta de tiras trançadas de pneus, recolhidos em borracharias locais. O trabalho das artesãs e irmãs Lúcia Rosalina de Paula e Luciana Rosalina Barbosa, da CWT Design, evita o acúmulo de pneus em aterros sanitários, dando vida nova ao material.

Embora o primeiro exemplo seja bem mais bonito, achei um modo de fazer parecido que talvez possa ajudar.
Materiais:
-2 pneus de carro
-furadeira
-3 parafusos
-6 arruelas de metal
-3 porcas
-espuma fina de poliuretano de 1,00 x 1,75m
-cola universal
-grampeador
-grampos
-feltro macio, plush ou outro tecido do gênero, laranja, de 1,80 x 1,00 m
-linha de algodão grossa Fleece (tecido de fibra térmica)
-círculo de madeira prensada de 35 cm de diâmetro e 1 cm de espessura
-papelão com 35,5 cm de diâmetro e 1 mm de espessura

Modo de fazer:
Faça três furos eqüidistantes em uma das faces de cada um dos pneus. Junte as faces furadas dos pneus e faça coincidir os furos. Passe um parafuso por cada um deles. Prenda com arruelas e porcas.
Envolva os pneus com a espuma de poliuretano e vire o material que sobrar para o centro, fixando com cola e grampeando tanto a parte superior quanto a inferior. Repita o procedimento com o tecido de plush. Una as bordas livres do tecido, de alto a baixo, na parte interna do puff, fazendo um ziguezague com a linha grossa.

Para fazer o assento, pegue o círculo de madeira prensada, cubra com a espuma e cole na parte inferior. Grampeie para acabar de prender. Cubra de novo com uma camada fina de espuma e termine com o plush. Cubra a parte inferior com o recorte de papelão preso com a cola universal.
Coloque o assento centralizado na parte superior do puff.

Um comentário:

  1. É uma pena que o primeiro puf não tenha instruções para fazer, já procurei em alguns lugares, mais todos os que tem dele é só a foto não ensina a fazer os braços e o material de sisal onde achar.mais este que vc passou é legal.

    ResponderExcluir

O Coisinhas*Outras orgulha-se de receber seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...